Como Afinar o Desviador Dianteiro
Ferramentas necessárias para a afinação:
Chave Philips, Alicate de Pontas, Alicate de Corte e Chave Allen nº 5
Chave Philips, Alicate de Pontas, Alicate de Corte e Chave Allen nº 5
Altura do Desviador Dianteiro
Ajustar a altura do desviador de modo a verificar 1 a 2 mm entre a placa externa e o maior prato da pedaleira com o bloco de ajuste inserido.
No caso de desviadores novos o bloco de ajuste vem na posição da foto para manter o desviador na posição certa para ser medida a distância entre o desviador e a pedaleira. No caso de não haver um bloco pode-se deslocar o desviador com a mão (+/- na posição do maior prato) ou inserir algo com 10 mm de diâmetro no desviador para verificar a sua altura.
Ajustar a altura do desviador de modo a verificar 1 a 2 mm entre a placa externa e o maior prato da pedaleira com o bloco de ajuste inserido.
No caso de desviadores novos o bloco de ajuste vem na posição da foto para manter o desviador na posição certa para ser medida a distância entre o desviador e a pedaleira. No caso de não haver um bloco pode-se deslocar o desviador com a mão (+/- na posição do maior prato) ou inserir algo com 10 mm de diâmetro no desviador para verificar a sua altura.
Alinhamento do Desviador Dianteiro
O desviador deve estar paralelo à corrente (na posição 3-9)
O desviador deve estar paralelo à corrente (na posição 3-9)
Ajuste do Desviador Dianteiro
Ajuste Inferior
- Retirar o bloco de ajuste
- L, controla o limite inferior do desviador (na posição 1-1)
- 0 a 0.5 mm entre a corrente e o desviador
Ajuste Inferior
- Retirar o bloco de ajuste
- L, controla o limite inferior do desviador (na posição 1-1)
- 0 a 0.5 mm entre a corrente e o desviador
Ligação do cabo- Aliviar a tensão no manípulo
- Retirar a tampa e inserir o cabo
- Apertar o cabo no desviador
Ajuste Superior
- H, controla o limite superior do desviador (na posição 3-9)
- 0 a 0.5 mm entre a corrente e o desviador
Ajuste do prato intermédio
- 0 a 0.5 mm entre a corrente e o desviador (na posição 2-1)
- Retirar a tampa e inserir o cabo
- Apertar o cabo no desviador
Ajuste Superior
- H, controla o limite superior do desviador (na posição 3-9)
- 0 a 0.5 mm entre a corrente e o desviador
Ajuste do prato intermédio
- 0 a 0.5 mm entre a corrente e o desviador (na posição 2-1)
Resolução de Problemas
Se a corrente cai para o lado do crank:
Apertar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido horário aproximadamente 1/4 de volta
Dificuldade de mudar do prato intermédio para o maior:
Aliviar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido anti-horário aproximadamente 1/8 de volta
Dificuldade de mudar do prato intermédio para o mais pequeno:
Aliviar o parafuso de ajuste inferior (L) no sentido anti-horário aproximadamente 1/4 de volta
Se houver interferência entre a corrente e a placa interna do desviador dianteiro quando no prato maior:
Apertar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido horário aproximadamente 1/8 de volta
Se houver interferência entre a corrente e a placa externa do desviador dianteiro quando no prato maior:
Aliviar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido anti-horário aproximadamente1/8 de volta
Se a corrente falha a passagem no prato intermédio quando vinda do prato maior:
Aliviar o regulador da bicha no sentido anti-horário (1 ou 2 voltas)
Se houver interferência entre a corrente e a placa interna do desviador dianteiro quando o carreto menor traseiro para o carreto maior traseiro quando se usa o prato intermédio:
Apertar o regulador da bicha no sentido horário (1 ou 2 voltas)
Se a corrente cai para lado do eixo pedaleiro:
Apertar o parafuso de ajuste inferior (L) no sentido horário aproximadamente 1/2 de volta
Se a corrente cai para o lado do crank:
Apertar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido horário aproximadamente 1/4 de volta
Dificuldade de mudar do prato intermédio para o maior:
Aliviar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido anti-horário aproximadamente 1/8 de volta
Dificuldade de mudar do prato intermédio para o mais pequeno:
Aliviar o parafuso de ajuste inferior (L) no sentido anti-horário aproximadamente 1/4 de volta
Se houver interferência entre a corrente e a placa interna do desviador dianteiro quando no prato maior:
Apertar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido horário aproximadamente 1/8 de volta
Se houver interferência entre a corrente e a placa externa do desviador dianteiro quando no prato maior:
Aliviar o parafuso de ajuste superior (H) no sentido anti-horário aproximadamente1/8 de volta
Se a corrente falha a passagem no prato intermédio quando vinda do prato maior:
Aliviar o regulador da bicha no sentido anti-horário (1 ou 2 voltas)
Se houver interferência entre a corrente e a placa interna do desviador dianteiro quando o carreto menor traseiro para o carreto maior traseiro quando se usa o prato intermédio:
Apertar o regulador da bicha no sentido horário (1 ou 2 voltas)
Se a corrente cai para lado do eixo pedaleiro:
Apertar o parafuso de ajuste inferior (L) no sentido horário aproximadamente 1/2 de volta
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Como Afinar o Desviador Traseiro
Para começar vamos desapertar o parafuso que prende o cabo ao desviador e puxar o cabo (juntamente com as bichas) dos suportes do quadro (não o retirem do manipulo).
Agora vamos afinar os limitadores dos carretos (mais pequeno e maior).
Agora vamos afinar os limitadores dos carretos (mais pequeno e maior).
Estes são os dois limitadores dos desviadores SRAM.
Nos desviadores SRAM o limitador de cima limita a amplitude do movimento do desviador no carreto maior, o de baixo limita a amplitude do movimento do desviador no carreto mais pequeno.
Nos desviadores SRAM o limitador de cima limita a amplitude do movimento do desviador no carreto maior, o de baixo limita a amplitude do movimento do desviador no carreto mais pequeno.
Aqui temos os limitadores dos desviadores SHIMANO (à seus monopolizadores).
Como podem ver na foto o limitador de cima limita a amplitude do movimento do desviador no carreto mais pequeno, no limitador de baixo limita a amplitude do movimento do desviador no carreto maior.
Agora o que têm de fazer é muito simples, deixam o desviador solto no carreto mais pequeno e vejam se os dentes da roldana superior está alinhada aos dentes do carreto mais pequeno, se não estiverem alinhados terão de ajustar nos parafusos (limitadores).
Se apertarem o Limitador vão desviar o desviador mais para dentro da cassete, se desapertarem vão chegar mais para o lado da escora/dropout.
Como podem ver na foto o limitador de cima limita a amplitude do movimento do desviador no carreto mais pequeno, no limitador de baixo limita a amplitude do movimento do desviador no carreto maior.
Agora o que têm de fazer é muito simples, deixam o desviador solto no carreto mais pequeno e vejam se os dentes da roldana superior está alinhada aos dentes do carreto mais pequeno, se não estiverem alinhados terão de ajustar nos parafusos (limitadores).
Se apertarem o Limitador vão desviar o desviador mais para dentro da cassete, se desapertarem vão chegar mais para o lado da escora/dropout.
Desviador SHIMANO
Aqui têm o exemplo da roldana alinhada ao carreto...(O DROP-OUT TÁ UM BOCADINHO TORTO, e as fotos também não estão direitas o que leva a um certo desalinhamento).
Agora vamos alinhar o desviador ao carreto maior (não se esqueçam que têm de empurrar o desviador com a mão pois o cabo não esta lá).
Agora vamos alinhar o desviador ao carreto maior (não se esqueçam que têm de empurrar o desviador com a mão pois o cabo não esta lá).
Desviador SHIMANO
Outro exemplo de alinhamento, desta vez no carreto maior.
Aqui fazem o mesmo processo anterior só que têm de alinhar através do outro Limitador (cima na SRAM e baixo na SHIMANO).
Agora vamos passar para outro LIMITADOR que muitas vezes é esquecido, quando afinado uma vez raramente é preciso mexer mais).
Aqui fazem o mesmo processo anterior só que têm de alinhar através do outro Limitador (cima na SRAM e baixo na SHIMANO).
Agora vamos passar para outro LIMITADOR que muitas vezes é esquecido, quando afinado uma vez raramente é preciso mexer mais).
……SRAM……
.....SHIMANO…...
Este afinador serve para aproximar o carreto maior a roldana Superior
Este Limitador deve estar mais recuado que avançado.
Este afinador serve para aproximar o carreto maior a roldana Superior
Este Limitador deve estar mais recuado que avançado.
Eu gosto de ter o limitador afinado nesta posição (podem ver na foto o espaço entre a roldana e o carreto). Ao aproximarem mais a roldana superior ao carreto maior pode provocar um certo 'tremer' da corrente.
Agora que temos os Limitadores todos afinados, vamos passar para o processo lubrificar as BICHAS.
Se for um lubrificante de spray é melhor pois penetra melhor nas bichas...
Para quem tem discos (como eu) ponham um papel a volta da bicha pois basta um 'pozinho' do spray no disco para ter logo um funcionamento diferente, e para PIOR! (isto também é valido para quem tem V-BRAKES).
Nos manípulos e nos desviadores (excepto na SRAM) verão um regulador de tensão do cabo...
Nos manípulos e nos desviadores (excepto na SRAM) verão um regulador de tensão do cabo...
Vão por esse regulador quase no mínimo (deixem 2 voltas de folga) no sentido que mostra a foto.
Agora que temos as bichas mais LIBERTAS do atrito e o regulador de tensão no mínimo vamos voltar a colocar as bichas nos suportes do quadro...
Quando colocarem o cabo nos desviadores deixem a corrente no carreto mais pequeno e tenham o devido cuidado de deixarem o cabo nas 'guias' que são feitas...e apertem o cabo ao parafuso.
Agora que temos as bichas mais LIBERTAS do atrito e o regulador de tensão no mínimo vamos voltar a colocar as bichas nos suportes do quadro...
Quando colocarem o cabo nos desviadores deixem a corrente no carreto mais pequeno e tenham o devido cuidado de deixarem o cabo nas 'guias' que são feitas...e apertem o cabo ao parafuso.
Porque se não estiverem a afinação pode não ser 100% eficiente!
Agora que temos tudo apertado (cabo) chega a parte de afinar as mudanças.
Com a mudança no carreto(e de preferência o manipulo também deve estar na ultima mudança) mais pequeno vejam a folga existente no cabo...se for muita tipo mais de 3 dedos entre o cabo e a escora devem desapertar o parafuso do desviador e puxar mais o cabo.
Agora com o cabo já +/- esticado comessem a dar ao pedal(com as mãos claro) e puxem para a mudança seguinte....
Com a mudança no carreto(e de preferência o manipulo também deve estar na ultima mudança) mais pequeno vejam a folga existente no cabo...se for muita tipo mais de 3 dedos entre o cabo e a escora devem desapertar o parafuso do desviador e puxar mais o cabo.
Agora com o cabo já +/- esticado comessem a dar ao pedal(com as mãos claro) e puxem para a mudança seguinte....
Se ficar como na foto (esta 8ª no manipulo e 9ª no carreto) devem dar mais tensão no cabo.
Rodando o regulador no sentido 'NORTE' como na foto.
Se a corrente estiver como na foto anterior (a do regulador) devem dar pelo menos 2 voltas no regulador de tensão...
Se a corrente estiver como na foto anterior (a do regulador) devem dar pelo menos 2 voltas no regulador de tensão...
Vão dando tensão a MAIS ou a MENOS (conforme o estado) e a ROLDANA Superior deve mais uma vez estar alinhada com o carreto em questão (como na foto).
A corrente deve ficar assim (como na foto) com um espaço entre o carreto superior para evitar raspar nos dentes para não dar efeitos ao 'habitual' saltitar da corrente por querer saltar para a seguinte mudança...
Pronto agora é dar-lhe gás!
Já não têm desculpa para não andarem por as mudanças estarem desafinadas...
Com um bocadinho de trabalho vocês vão conseguir (não pensem que é ler e já está).
Como vocês são bons/as rapazes/raparigas vou-vos deixar uma dica para uma boa duração das molas dos desviadores.
Pronto agora é dar-lhe gás!
Já não têm desculpa para não andarem por as mudanças estarem desafinadas...
Com um bocadinho de trabalho vocês vão conseguir (não pensem que é ler e já está).
Como vocês são bons/as rapazes/raparigas vou-vos deixar uma dica para uma boa duração das molas dos desviadores.
Quando tiverem a bike parada ou encostada á parede (mesmo que seja um dia), ou quando chegarem de uma volta deixem sempre a corrente na POSIÇÃO CARRETO PEQUENO COM PEDALEIRO PEQUENO.
Quem tiver desviadores invertidos deixe o desviador no carreto maior com pedaleiro pequeno.
Ah, esqueci-me de dizer para lubrificarem os pontos de rotação do desviador.amanhã posto uma FOTO...porque amanha? Já viste as horas pá? Então e o desviador da frente? Pá vai dar uma volta...pá próxima a mais!
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Como desmontar Pedaleira XT
A pedido de várias famílias e aproveitando o facto de ter ratos na pedaleira resolvi desmontar a coisa limpar e lubrificar.
Para esta operação é preciso duas peças especiais. Uma para desmontar a tampa da alavanca esquerda e outra para desmontar os rolamentos.
Para esta operação é preciso duas peças especiais. Uma para desmontar a tampa da alavanca esquerda e outra para desmontar os rolamentos.
A chave que comprei trás logo as duas.
Começa-se por afrouxar os parafusos da alavanca esquerda.
Depois com a ajuda da peça mais pequena desenrosca-se a tampa da alavanca.
Tira-se a alavanca.
E com uma pancada (até pode ser com a mão) tira-se a alavanca direita depois de ter tirado a corrente.
Em relação aos pratos do pedaleiro existem 8 parafusos (no caso deste pedaleiro com cabeça em estrela) 4 que ligam o prato de 22...
... e mais 4 que ligam os de 44 e 32.
Como ainda não é hora de os mudar seguimos em frente para os rolamentos. O rolamento da direita (se estiveres sentado em cima dela) é contrário ou seja enrosca ao contrário do sentido dos ponteiros do relógio. Um bom truque é desapertar este rolamento e depois debruçando-nos por cima da bike desapertamos o outro rolamento rodando a chave no mesmo sentido (o que fará o efeito de rodar a chave ao contrário).
O rolamento da direita
Posição com que se deve tirar o outro rodando a chave no mesmo sentido do 1º
O rolamento da esquerda
O buraco da coisa...
Depois no meu caso foi limpar e lubrificar
Depois é voltar a montar tudo. No meu caso tinha duas anilhas partidas que tenho de arranjar o que fez com que o apertar dos rolamentos tivesse sido feito com muito jeitinho pois as anilhas abriam :? Seja como fôr a sua mudança fica para quando tiver de mudar a transmissão.
Depois de umas últimas semanas onde a chuva tem sido companhia quase constante no meu caminho diário para o trabalho, finalmente dei-me ao trabalho de fazer o mesmo que o Kitos e desmontei a minha pedaleira Deore.Tal como estava à espera, os "banhos forçados" constantes fizeram mossa nos rolamentos. Aqui o aspecto deles, depois de lhes ter tirado as protecções:
O estado em que ambos estavam antes da limpeza/manutenção:
E aqui depois da esfrega.
Depois de limpos, usei e abusei de massa lubrificante (uma da Decathlon http://www.decathlon.pt/PT/tubo-lubr...150-m-6903091/, pelo que ficaram com este bonito aspecto:
O processo de tirar as protecções de plástico que estão a "selar" os rolamentos, não é fácil, mas com jeitinho e paciência consegue-se fazer sem as danificar, que não foi o meu caso que parti ligeiramente uma delas.
Depois foi montar tudo e esperar que não chova muito mais este Inverno.
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